“A juventude é mais do que nunca uma marca do socialismo em Vendas Novas”. Foi desta forma que Luís Dias, coordenador concelhio da Juventude Socialista de Vendas Novas, abriu o jantar das comemorações do 4º ano de serviço da estrutura pelo futuro do concelho.
Contando com algumas dezenas de jovens que se reveêm no trabalho desenvolvido pela estrutura local da Juventude Socialista e se preocupam com o rumo seguido pelos vários executivos da Câmara Municipal, o jantar de aniversário da estrutura realizou-se no passado sábado, dia 4 de Julho, e contou ainda com o apoio de vários dos autarcas do Partido Socialista eleitos na presente legislatura.
“A necessidade de nos afirmarmos como alternativa credível à má gestão que se tem praticado em Vendas Novas e a vontade de mudança movem-nos e alimentam a coragem e determinação com que nos temos batido ao longo dos anos. É, cada vez mais, urgente mudar de rumo e ganhar maturidade para encarar os desafios que se avizinham para um dos concelhos mais bem localizados do Alentejo. Por certo que durante trinta anos de gestão do mesmo partido político algumas coisas foram feitas. Por certo que algumas foram fundamentais e bem feitas e não devemos ter medo de o admitir, mas no essencial, demos passos cegos e a falta de visão estratégica tem sido notória.”
Durante o jantar foi ainda apresentada uma nova estrutura criada dentro da Juventude Socialista de Vendas Novas – a Academia Política da JS de Vendas Novas – que deverá organizar acções várias para criar futuros quadros ao serviço das populações e que serão as futuras alternativas.
Dotar os jovens de espírito crítico, maturidade política, capacidade de análise e sínteses de problemas, mas também garantir uma melhor comunicação entre socialista e populações foram outros dos objectivos que levaram à criação desta estrutura a cargo de Ricardo Mateus, um dos jovens socialista mais promissores e dinâmicos do Concelho.
Após o jantar de trabalho, as comemorações seguiram noite fora com a organização de uma festa aberta aos jovens de Vendas Novas, realizada na sede do Partido Socialista de Vendas Novas. Até às 3h da madrugada foi possível assistir ao trabalho de um DJ da nossa terra - Mr. Sancty – que divertiu os jovens com a sua visão musical. Dos sons mais alternativos a velhos clássicos da música portuguesa e internacional a noite decorreu com muito entusiasmo e vários apelos à mobilização dos jovens e restante população do concelho para criar.
Ao longo da noite vários foram os contributos que foram chegando à estrutura da JS e que serão propostos para o programa político do Partido Socialista na sua candidatura aos órgãos autárquicos do próximo dia 11 de Outubro.
De entre elas várias foram na área desportiva, uma das áreas em que se diz mais ter investido. Tal facto prova que o investimento feito não chega para as necessidades e aspirações dos nossos jovens.
Outras propostas foram nas áreas da habitação para jovens, emprego, educação e apoio ao ensino superior, as áreas por excelência ligadas à juventude.
Luís Dias manifestou ainda a vontade da “ Juventude Socialista de Vendas Novas abrir as suas portas a todos os que queiram contribuir para a melhoria das condições de vida no concelho e todas as propostas que, quer os jovens, quer a restante população nos fizerem chegar vão ser cuidadosamente analisadas e por certo, muitas integrarão aquelas que serão as propostas do PS. Só assim conseguiremos reflectir as aspirações dos vendasnovenses e só deste modo nos será possível merecer a sua confiança”.