domingo, 30 de novembro de 2008

2º Fórum Jota S


Sábado, dia 29 de Novembro, na Escola Secundária de Vendas Novas realizou-se o 2º Fórum Jota S de Vendas Novas, sob o tema “Autarquias: Pensar o Futuro”. À semelhança do que aconteceu no primeiro ano, os objectivos fixados pela estrutura Concelhia da Juventude Socialista de Vendas Novas (JSVN) para o evento ligam-se não só ao convívio entre todos os militantes da participantes da iniciativa, mas também o facto de ser necessário prepara os jovens para desempenharem certas responsabilidades sociais e políticas, quer seja à frente de associações, quer de órgãos autárquicos.

Nesse sentido, o dia começou às 9:30 no pavilhão da Escola Secundária com o 1º Torneio de Futsal da Juventude Socialista de Vendas Novas. Contando com a participação de cerca de 40 jovens Vendas Novas; Évora; Mourão; Reguengos de Monsaraz e Borba. O torneio foi vencido pela equipa de Borba, seguida, no segundo lugar pela equipa de Vendas Novas.

Da parte da tarde teve início o Fórum de formação e debate da JSVN, contando na abertura da sessão com a presença do Secretário-Geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, que salientou a importância de renovar os quadros dos autarcas do Partido Socialista com a motivação dos jovens socialista, bem como a necessidade de formar mais e melhor as juventudes que terão responsabilidades futuras em matérias governativas.

A organização do primeiro painel foi composta pela Deputada Paula de Deus, pelo Vereador da Câmara Municipal de Borba, Humberto Ratado; pelo Presidente da Junta de Freguesia, Jorge Nunes; e por Luís Dias, membro da Assembleia Municipal de Vendas Novas. Neste painel foram tidas em consideração e como exemplo as experiências destes jovens autarcas.

O segundo painel foi composto por Joaquim Luís Silva, Presidente da Concelhia de Vendas Novas do Partido Socialista, pelo Arquitecto Paulo Barral e pelo Vice-Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Gabriel Calixto. Nesta sessão foram abordadas temáticas tidas como essenciais à preparação do Futuro dos Jovens Socialistas Vendasnovenses: O Planeamento e Ordenamento do Território e o Desenvolvimento Sustentável das nossas autarquias.

O Fórum foi encerrado pelo Coordenador da Juventude Socialista de Vendas Novas, Luís Dias, que destacou a importância de pensarmos o que queremos para o futuro da região e do Concelho de Vendas Novas, salientando como caminho obrigatório o amadurecimento político e técnicos de um grupo de jovens empenhados em mudar sem medos o panorama do Concelho. “Só com trabalho, com formação e com muito empenho e espírito de entrega à comunidade poderemos estar à altura dos desafios que o Futuro nos lançará. Só mereceremos o respeito e a confiança das populações se mostrarmos que somos capazes de melhorar aquilo que mais importância assume nas suas vidas.” – disse Luís Dias no encerramento do dia de trabalhos, assumindo-se disposto a trabalhar com todos os que se mostrem interessados por desenvolver acções de formação para jovens autarcas, no sentido de melhorar as suas capacidades e competências.


Por último, usou da palavra o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita que salientou 5 desafios essenciais ao futuro das autarquias portuguesas e em especial ao Município de Vendas Novas: o “Renascimento de um novo ciclo de autarcas e de políticas locais ao serviço das populações”; a “Transparência da gestão local com o aumento das parcerias público-privadas”; a “confiança efectiva na Descentralização de Competências, sem medos, nem falsos mitos”; a “Simplificação dos serviços de administração pública local, à semelhança do que está a acontecer nos serviços do estado”; e por último um desafio do qual dependerá o sucesso local, regional, mas também nacional – a “Cooperação entre instituições no sentido de melhorar os serviços prestados, rentabilizando ao máximo os recursos existentes em cada concelho.”

Sem comentários: