por Cátia Sousa Silva
Assim, na sequência desta postura e impelidos pela vontade de aprender, surgiu a Academia Política, espaço onde o debate de ideias tem primazia.
Esta Academia, ideia original de Ricardo Mateus, apesar de recente, já experimentou duas fases e prevê ainda uma terceira etapa.
Em meados do ano anterior, os jovens socialistas começaram por reunir mensalmente, aproveitando esses momentos para discutir temas vários em que era apresentado o confronto de ideias antagónicas para, desta forma, exercitar o poder de argumentação e retórica.
Numa segunda fase e porque também é do nosso interesse aprendermos com especialistas nas diferentes áreas de interesse social, decidimos convidar oradores que apresentariam as suas ideias e projectos e que esclareciam numa parte final das sessões quaisquer dúvidas que pudessem surgir.
Como forma de contribuir para o enriquecimento dos nossos quadros participaram nas nossas diversas sessões os seguintes oradores:
• Bravo Nico: “Reforma Educativa: Preparar o Futuro”
• Luís Dias: “Protecção Civil: Combate a Incêndios Florestais”
• Carlos Cunha: “Políticas de Juventude”
• Henrique Troncho: “EDIA: Novas Formas de Gestão da Água”
• Capoulas Santos: “Connosco o Alentejo Conta.”
E como o futuro não nos assusta mas quer-nos preparados, estamos já a perspectivar um novo formato que inclui a aprendizagem de técnicas para preparar a capacidade política dos jovens socialistas. O actual secretariado empenha-se na formação de cada um de nós para uma luta mais credível pelo futuro de Vendas Novas.
1 comentário:
Não obstante do sucesso da Academia Política, haverá certamente detalhes que poderão ser redefinidos para uma maior eficiência da mesma. É esse o desafio futuro, reforçar a Academia. Contamos contigo, Cátia!
Enviar um comentário