por Luís Dias
Como tem sido notório, o ano lectivo 2010-2011 iniciou-se no concelho de Vendas Novas de forma inaceitável:
Como tem sido notório, o ano lectivo 2010-2011 iniciou-se no concelho de Vendas Novas de forma inaceitável:
• Horários de refeições e transporte definidos uma semana antes do início das aulas?
• Crianças do 1º ciclo a almoçar tarde e algumas sem comer uma refeição completa, por falta de comida?
• Um novo Centro Educativo onde não cabem todos os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo de Vendas Novas?
• A Câmara Municipal opta por manter muitos alunos com falta de segurança, nas instalações do Centro Juvenil Salesiano, em vez de os integrar em espaços com condições?
• Um Centro Educativo que não dispõe de sistemas de climatização?
• Ao fim de uma semana de aulas já os pais se queixavam que se acumulava sujidade nas casas de banho?
• Falta de materiais adequados às opções pedagógicas seguidas pelas Educadoras de Infância?
• Horários de auxiliares de acção educativa decididos unilateralmente pela vereação do pelouro?
• 42 crianças da Componente de Apoio à Família (CAF) confinadas numa sala com capacidade para apenas 25 crianças?
Como é possível no século XXI e num Concelho que se diz evoluído acontecerem situações destas? Não há justificação possível! Tais facto só provam falta de cuidado e de preparação para o arranque do ano lectivo.
Se talvez alguns políticos da terra, com responsabilidades directas na área da educação, se concentrassem mais nos assuntos à sua guarda do que em fazer política partidária, tal não acontecesse.
Pior, o Partido Comunista na Assembleia Municipal impede a criação de uma Comissão de Apuramento de responsabilidades (sejam elas de quem forem), para branquear a responsabilidade da Câmara Municipal esquecendo-se do seu dever de fiscalizadores da acção da Câmara.
De quem será a responsabilidade destas situações? Estamos certos que os vendasnovenses saberão identificar de quem é a responsabilidade!
• Acreditamos que há condições em Vendas Novas para termos um Ensino de excelência e com capacidade de competir com as melhores escolas do nosso país.
• Acreditamos que todas as crianças e jovens de Vendas Novas e da Landeira têm direito a um ensino moderno e com condições para o seu sucesso futuro.
1 comentário:
O problema do PCP é que a nível nacional criticam, exigem, pedem, ordenam, lutam, e fazem cair o Carmo e a Trindade se uma escola fecha. Mas a nível local, esquecem ideologias e abraçam a mais pura hipocrisia política como arma de manutenção do poder. Brincar com a educação, e com estas crianças - questões tão importantes como a alimentação e a saúde - é de facto baixa política. Sim, é tudo uma questão de política. De quem é a responsabilidade já sabemos. Mas quem a vai assumir?
Enviar um comentário