sexta-feira, 3 de junho de 2011

Defender Portugal, Construir o Futuro


Por: Luís Dias

Realizou-se nos passados dias 9, 10 e 11 de Abril, em Matosinhos, o XVII Congresso Nacional do Partido Socialista. Com mais de mil congressistas eleitos e muitas centenas de convidados, este foi um dos congressos mais concorridos e participados, mas também um dos que mais candidatos teve à liderança do maior partido português, num sinal de clara vitalidade democrática.
No entanto, e apesar das candidaturas de Jacinto Serrão, Fonseca Ferreira e António Brotas a Secretário Geral do Partido Socialista, a verdade é que a união de todos os socialistas em torno de José Sócrates foi por demais evidente, obtendo o líder socialista 93,3% dos votos dos militantes, aumentando o seu número de votos face às eleições de 2009, num total de 26713 votos.
Além desta clara unidade entre socialistas, este foi também um congresso marcado pela mobilização, estruturação e projecção de um programa político que será sufragado dia 5 de Junho pelos portugueses.
Tal facto, prova que o PS está vivo, dinâmico e com vontade de “defender Portugal” e construir o futuro, como tem vindo a fazer ao longo dos seus 38 anos de existência.
Tal como esta emblemática data na vidado Partido Socialista, devem ainda ser destacados o regresso à Política activa de Eduardo Ferro Rodrigues, mas também algumas das brilhantes intervenções de grandes Alentejanos Socialistas. Foram os casos de Capoulas Santos, Carlos Zorrinho e António Serrano.
Com esta força mobilizadora o PS mostrou estar preparado para as eleições Legislativas que se aproximam e para provar que a responsabilidade vencerá sempre sobre a imaturidade do caminho mais fácil.
Portugal contou, conta e contará com Sócrates; com o PS e com o trabalho de todos os socialistas na defesa de um Estado Social.

Sem comentários: